Catalogação e Organização do Acervo do Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa - NELP (2016 - Atual)

Descrição: Este projeto, intitulado Catalogação e Organização do Acervo do Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa - NELP, está vinculado à pesquisa por facilitar o acesso a obras mediante a etiquetagem dos volumes do acervo, seguindo classificação internacional, e por permitir a pesquisa online para usuários por meio do software BibLivre. A pesquisa no acervo será, portanto, facilitada por esses procedimentos. O objetivo central é catalogar os 1.700 volumes do núcleo, utilizando a tabela CDU, para classificação de acervos, e a tabela Cutter, para indicação de autoridade de uma obra. O novo banco de documentação permitirá uma facilidade e um aperfeiçoamento na organização do acervo, na localização dos volumes nas estantes, no controle de retirada e devolução e na pesquisa online.

Participantes: Fábio Ortiz Goulart

Coordenadora: Profa. Dra. Tatiana Schwochow Pimpão

 

 

Da Escrita à Reescrita de Textos: Implicações do Processo de Avaliação em Contexto de Ensino de Língua Materna 
 
Descrição: Considerando que o ato de avaliar é inerente à atuação docente nas diversas instâncias de ensino, este projeto de pesquisa busca explorar as implicações do processo de avaliação na prática de produção textual (da escrita à reescrita de textos) em contexto de ensino de língua materna. Para tanto, parte da investigação de documentos oficiais que tratam do ensino de língua materna no país, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998; 2000; 2002), os Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul (2009), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e a atual Base Nacional Comum Curricular (ainda em desenvolvimento no Ministério da Educação - MEC), com vistas a identificar o estatuto da avaliação nesse contexto. A partir desse percurso, busca-se correlacionar as acepções divulgadas nesses documentos com aquelas propostas por teorias de estudo do texto e do discurso e pela Linguística Aplicada. O mapeamento prévio desses materiais indica uma lacuna de reflexão em torno do ato de avaliação no escopo da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste, de tal forma que o presente projeto de pesquisa intenciona, primeiro, propor uma concepção de avaliação atrelada aos pressupostos enunciativos e aliada aos princípios norteadores dos documentos oficiais, e, segundo, refletir acerca dos efeitos da avaliação da escrita-reescrita de textos no processo de constituição do aluno como sujeito de linguagem.
 
Coordenação: Profa.Dra. Carolina Knack
Bolsista: Vanessa Chaves Bernardo
Participantes voluntários: André Felipe Santos da Silva, Emerson Luis Maurmann Lemos, Maiara Stefani Costa Brandão.