1º Workshop em Descrição e Análises Linguísticas (2017 - atual)

Descrição: O projeto de ensino "Workshop em Descrição e Análise Linguísticas" tem como foco a criação de um evento voltado para a divulgação de atividades de ensino no âmbito da própria universidade. Objetiva-se, principalmente, (i) ressignificar o ambiente de apresentação de trabalho e (ii) promover a circulação do conhecimento entre alunos dos cinco cursos de Letras. Os workshops serão direcionados para as disciplinas obrigatórias de Linguística III, Morfossintaxe I, Morfossintaxe II, Morfossintaxe III, Morfossintaxe IV e Sociolinguística, desde que a coordenadora do projeto esteja à frente de tais disciplinas e sempre em concordância com os alunos. Estima-se a realização de, pelo menos, um workshop por semestre, desde que algumas condições sejam satisfeitas, como andamento das atividades e interesse e desempenho dos alunos envolvidos. Espera-se que haja um efetivo espaço de troca entre alunos-apresentadores e alunos-participantes.. 

O 1º Workshop, realizado em 20 de junho de 2017, contou com a participação dos acadêmicos da disciplina de Morfossintaxe I, Turma A, que apresentaram resultados de pesquisas envolvendo morfologia verbal. Consulte a programação do evento realizado: 1º Workshop em Descrição e Análise Linguísticas.

Coordenadora: Profa. Dra. Tatiana Schwochow Pimpão

 

Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa - NELP (2014 - atual)

Descrição: O Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP) constitui-se como um espaço disponibilizado pela Universidade, localizado no prédio anexo ao Instituto de Letras e Artes (ILA), que reúne elementos de grande importância para o processo de formação acadêmica. Para este ano de 2016, os objetivos centrais são (i) ampliar o acervo mediante a aquisição de materiais junto a editoras e (ii) apoiar o DA de Letras em eventos que envolvam a área de Linguística e Língua Portuguesa, como a Semana Acadêmica de Letras. Espera-se que, com o amplo funcionamento do núcleo, os acadêmicos dos cursos de Letras e da Especialização encontrem um espaço para a realização de atividades acadêmicas, como trabalhos e pesquisas; o encontro de grupos de pesquisa e de grupos de estudo; o atendimento com monitores de diferentes disciplinas; a retirada de livros didáticos; a retirada de materiais em geral; o uso do espaço para aulas; o estreitamento do vínculo entre os próprios acadêmicos; o envolvimento dos acadêmicos na organização de eventos. A organização, o controle e a manutenção do espaço e do acervo são importantes tanto para a disponibilização de um local para a realização de trabalhos, pesquisas e de aulas, como também para a retirada e consulta de materiais. Por todas essas razões, este projeto se configura como um projeto de ensino.

Estagiária: Ana Beatriz Oliveira Ribeiro

Coordenadora: Profa. Dra. Tatiana Schwochow Pimpão